Primary Navigation

O Que Fazer Em Valparaiso Arquitetura (1)

VALPARAÍSO: O oque fazer e como ir.

Valparaíso está localizada, aproximadamente, a 110 km à noroeste de Santiago e, embora existam inúmeras excursões diariamente saindo da Capital, é completamente acessível por conta própria, tanto de carro, quanto fazendo o trajeto com a linha de ônibus que conecta uma cidade a outra em um percurso de uma hora e meia.

Se você vai a Santiago, não pode deixar de visitar a cidade mais colorida do Chile!

O Que Fazer Em Valparaiso Caixas
O Que Fazer Em Valparaiso Caixas

Valparaíso é conhecida por seus cerros, suas casas coloridas com artes de rua, seu importantíssimo Porto comercial, seus ascensores, por ser sede do Congresso Nacional e por ter uma vista deslumbrante do Oceano Pacífico.

Vizinha a Valparaíso está Viñadel Mar, cidade tão linda quanto, e que pode ser visitada em um combo num único dia.

COMO CHEGAR?


>>DE ÔNIBUS – A forma preferida dos brasileiros que vão visitar a região é ir de ônibus, principalmente pelo baixo custo e pela alta facilidade. As principais empresas que fazem esse trajeto são, Pullman e Turbus, ambas com lojas físicas na Estação de Metrô Pajaritos, sentido San Pablo (linha vermelha).
Cada passagem custa em média 8 mil pesos por pessoa, porém, comprando na hora, é possível conseguir descontos e adquirir a tarifa por 3 mil pesos (R$ 17,00 em agosto/2019).
Todas as empresas que fazem o itinerário contêm sites com valores e horários, porém, não precisa se preocupar quanto a isso, os ônibus partem a cada 15 ou 30 minutos.

Na hora da compra, você pode comprar indo para Valparaíso e regressando por Viña del Mar e vice-versa.

>>DE CARRO – Em regra, as vias do Chile são muito bem preservadas e sinalizadas! Então, para chegar de carro também é muito simples, basta seguir a Ruta 48 e ficar atento aos pedágios.


>>COM AGÊNCIA DE TURISMO – Apesar de ser a forma mais cômoda, também é a forma mais cara de se fazer o passeio. Nas ruas de Santiago não é difícil achar agências oferecendo translado com guia. Os passeios a partir de agência custam cerca de R$ 170,00 por pessoa e dura o dia inteiro. Duas das principais agências são DestinoChile, Turistik e Bernartour.

É importante negociar valores em quaisquer passeios que forem fazer e verificar as condições do clima, além de procurar saber se o passeio será em português.

O QUE FAZER EM VALPARAÍSO.

Não à toa Valparaíso foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003 pela Unesco, são 42 morros e colinas que compõem a cidade e tornam ela ainda mais charmosa.

A melhor forma de visitá-la, sem duvida alguma, é a pé. Caminhando devagar e apreciando os belos grafites que encontramos no caminho, tirando fotos para registrar o momento, observando seus becos e sentindo a energia emitida por uma das principais pólis de Santiago.

O Que Fazer Em Valparaiso Painel
O Que Fazer Em Valparaiso Painel

Para subir os principais Cerros, é indicado usar os ascensores e funiculares, quais cobram um valor irrisório para fazer a subida e a descida.

OS CERROS:

O Cerro Concepción é uma das partes mais altas de Valparaíso e um dos pontos turísticos mais visitados.  Como se não bastasse uma linda vista da cidade e do Oceano Pacífico, concentra uma grande quantidade de mansões que hoje são mirantes e museus.

Bem perto dali está o Cerro Alegre, conhecido pelo seu agito noturno e pela quantidade de bares e restaurantes.

O Cerro Bellavista é recheado de ruazinhas, becos e muita arte! Muuuuuita! Sabe aquelas fotos de Valparaíso que você viu na internet? Certamente foi tirada lá! Cada novo beco é uma arte maravilhosa para ser apreciada. Aqui, ainda é possível dar uma passada na Casa La Sebastiana, famosa por ser uma das casas do Poeta Pablo Neruda no Chile (rua Ricardo de Ferrari, 692).


DEMAIS PONTOS PARA VISITAR:

De volta a parte baixa, é possível conhecer a principal praça da cidade, Plaza Sotomayor, qual conta com diversas construções importantes e históricas ao seu redor, dentre elas, o prédio da Armada Chilena e da Aduana. Em seu meio, está o famoso Monumento a losHéroes de Iquique, feito em homenagem aos militares que participaram de um combate naval firmado entre Chile e Peru. Curiosamente, em baixo do monumento há um mausoléu onde estão enterrados os restos mortais de guerreiros.

Da Plaza Sotomayor é possível avistar o Porto de Valparaíso, qual anualmente transfere toneladas e atende cerca de 50 cruzeiros e 120 mil passageiros por época. Lá atrás, era a porta de entrada para quem ia visitar a Capital e hoje, ainda é, sem duvida alguma, o Porto principal do Chile.

Após essa caminhada histórica, é possível andar mais 10 minutos e alcançar o próximo ponto turístico, conhecido pela vista deslumbrante do mirante, pela feirinha de artesanato e pelo Museu Naval y Maritimo: Paseo 21 de Mayo. Para subir nele basta pegar o Ascensor Artilleria.

O Que Fazer Em Valparaiso Grafite
O Que Fazer Em Valparaiso Grafite




Finalizando o passeio por conta própria em Valparaíso, é chegada a hora de ir para Viñadel Mar, cidade conhecida pelo relógio de flores. Mas isso, iremos contar em um próximo post!











Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias