Primary Navigation

Atacama O Que Levar

Atacama: 6 Coisas que não Podem Faltar na Sua Bagagem

O Deserto do Atacama situa-se ao Norte do Chile, entre os rios Loa e Copiapó. De acordo com os especialistas em clima, é considerado o deserto mais árido e seco do mundo!

Para quem nunca viajou até um Deserto, sempre será difícil saber o que levar na bagagem. E de fato, organizar a mala para o Deserto do Atacama não é uma tarefa fácil, isso porque o clima na região costuma mudar bastante no decorrer do dia.

Além disso, no Atacama existem diversos tipos de passeios que te obrigarão a diversificar as roupas da mala e cuidar de si para aproveitar ao máximo cada passeio. Você precisará estar preparado para diferentes temperaturas e clima. Frio, calor, ar seco, temperaturas negativas…

Para entender melhor vamos destacar o clima do Atacama por época do ano:

Verão (dezembro a março): Bastante calor no decorrer do dia e a noite a temperatura cai um pouco no deserto, porém dependendo do passeio que você irá fazer, poderá pegar temperatura negativa por causa da altitude.

Inverno (junho a setembro): temperatura agradável durante o dia e a noite MUITO frio. Os passeios de altitudes elevadas podem chegar a -10 graus!

Outono (final de março a junho): Clima mais suave durante o outono, porém com o decorrer dos meses, ao se aproximar do inverno, a temperatura mínima cai bastante.

Primavera (final de setembro a dezembro): Agradável, o clima do Atacama na primavera não é nem tão frio, nem tão calor. A temperatura sobe com a aproximação do mês de dezembro.

Posto isso, vamos à lista de seis itens que, independente da época do ano, não podem faltar na sua viagem para um dos desertos mais secos do mundo:

  1. PROTETOR SOLAR: importantíssimo para quem vai viajar ao Atacama. Se proteger do sol e hidratar o corpo é uma das principais atitudes para evitar a insolação. A dica de ouro é levar o protetor com maior nível de proteção e utilizar em todos os passeios.

  2. HIDRADANTE CORPORAL E LABIAL: como vocês já sabem, o Atacama é um dos desertos mais secos do mundo, então a sua pele e lábios certamente irão ressecar bastante.  Além disso, beba muita água para manter-se sempre hidratado.

  3. SORO FISIOLÓGICO: Assim como a pele, o nariz fica bem seco e nos piores casos chegam a sangrar. Não é exagero dizer pra ter toda cautela do mundo. Cuide sempre da si para ter uma viagem inesquecível.

  4. ÓCULOS ESCUROS: Os olhos também são afetados pelo clima do Atacama. Além de óculos, ter também um colírio na bagagem pode favorecer muito.
  • ROUPA DE FRIO: No inverno e até mesmo no verão, é indispensável levar casaco de frio, especialmente corta vento e impermeável. Como destacamos no início do post, a noite do Atacama a temperatura cai bastante e existem passeios com temperaturas negativas.


  • ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS: Durante o dia, principalmente no verão, costuma ser bem quente no Atacama. Então separe roupas leves e confortáveis para curtir o dia no deserto. Além disso, se tiver muito sol, invista em um chapéu, pois sol quente na  cabeça o tempo inteiro é altamente prejudicial para saúde.

O Atacama é especial e lindo, mas exige que nos adaptemos a seu clima.  Então, para não ter erro, cuide sempre de si e beba bastante água!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias